ACCOUNT-BASED MARKETING: UMA NOVA ABORDAGEM DE MARKETING E VENDAS

As abordagens de marketing e vendas estão em constante evolução. É por isso que não somente acompanhar as estratégias, como também testar algumas delas, podem ser interessantes para o seu negócio.

Se você pretende vender para grandes empresas, vale a pena conhecer o ABM – Account-Based Marketing, em português, Marketing Baseado em Contas. É uma estratégia integrada de marketing e vendas que, segundo a pesquisa do Altera Group, gera um ROI percebido por 97% dos profissionais de marketing como “um pouco mais alto ou maior do que outras estratégias e táticas para o público B2B”.

Achou interessante e está curioso(a) para saber se faz sentido pra você? Siga com a gente, vamos apresentar a você uma visão completa sobre tema!

Neste artigo, você vai saber:

  •  O que é Account-Based Marketing?
  • Como ABM pode melhorar o alinhamento entre Marketing e Vendas para gerar vendas efetivas?
  • Para quem o Account-Based Marketing é indicado?

O QUE É ACCOUNT-BASED MARKETING?

Account-Based Marketing é uma abordagem integrada de marketing e vendas com o objetivo de alcançar grandes contas (empresas). O sucesso dessa estratégia se dá pela personalização das campanhas. Com isso, é gerado um maior engajamento dos influenciadores e tomadores de decisão pela compra do seu produto ou serviço.

A estratégia de ABM se baseia em 4 pilares: seleção de contas, levantamento de contatos, relacionamento com os leads e engajamento para conversão. Já a Intexfy, considera um quinto pilar – expansão da inteligência -, que abordaremos em um próximo post.

Além de ser reconhecida como uma estratégia que converte um maior ROI do que outras formas de marketing, é também possível elencar várias outras vantagens de implementar o ABM:

  • Engajamento do público-alvo – por meio da geração de conteúdo de maior relevância e significado;
  • Facilidade em mensurar resultados – devido ao acompanhamento dos desempenhos das campanhas direcionadas;
  • Otimização de recursos, já que ao elaborar estratégias direcionadas para contas de alto potencial de conversão, aumenta a produtividade e assertividade de produção das equipes de marketing e vendas.

A estratégia de ABM pode ser determinante para apresentar diferenciação do seu produto ou serviço às empresas e contatos alvo, construindo boa impressão da sua empresa no mercado.

Quer mergulhar um pouco mais a fundo? Exploramos neste outro artigo o conceito de ABM. Diante deste cenário……será que o funil de vendas tradicional é sempre efetivo?

Grande parte dos profissionais de marketing e vendas baseiam seus trabalhos no funil tradicional – representado pelo funil da esquerda -, na qual a atração de prospectos, por meio da consciência de marca, e a geração de interesse se caracterizam como as primeiras etapas de relacionamento.

Seguindo o funil acima, à esquerda, os prospectos ganham cada vez mais interesse sobre os conteúdos que você oferece e reconhecem a sua marca como uma autoridade no assunto.

A partir disso, estes prospectos tornam-se oportunidades de negócios e são repassados para a equipe de vendas, que assume as rédeas na condução do cliente até o fechamento da venda. 

Na teoria, essa passagem de bastão entre equipes pode parecer funcionar muito bem com cada um trabalhando no seu “quadrado”.

Mas na prática, em situações desafiadoras para a empresa, pode ocorrer um desalinhamento entre as equipes de marketing e vendas, por exemplo. Com isso, é inevitável que todo o funil de vendas seja impactado

Ao contrário da etapa inicial de Inbound Marketing – de atração de leads -, a estratégia de ABM se destaca pelo funil invertido, representado à direita, no qual as empresas-alvo e seus contatos internos são identificados de antemão para prospecção.

Desta forma, o trabalho das equipes de marketing e vendas é otimizado, a medida que são produzidas campanhas direcionadas para aquelas contas as quais se pretende atingir.

COMO ABM PODE MELHORAR O ALINHAMENTO ENTRE MARKETING E VENDAS PARA GERAR VENDAS EFETIVAS?

 

As características da venda para grandes clientes são as mesmas, para a maioria dos casos: o processo de venda costuma ser longo, o relacionamento é de longo prazo e várias pessoas estão envolvidas no processo de compras.

Segundo a Salesforce, em vendas B2B, o número de pessoas envolvidas no processo de compras aumentou de 5 para 7.

Com estas características, há diversos problemas entre o times:

  • O marketing levanta a falta de atualização de registro de clientes, métricas incompletas ou não confiáveis, falta de atenção dos leads gerados.
  • Já o time de vendas, reclama de leads ruins, falta de apoio com materiais para fechar contas que importam.

Não é difícil perceber que, com mindsets e objetivos diferentes para cada departamento, desalinhamentos podem ser recorrentes.

Por isso, se o ABM ainda não é praticado na sua empresa, essa é a hora! Nessa estratégia, a mentalidade – de ambos os times – funciona de maneira integrada.

O time de marketing e os vendedores trabalham juntos com o mesmo objetivo: atrair os contatos das contas-alvo, convencê-los e fechar negócios.

Por conta disso, podemos dizer que essa abordagem é uma das formas mais fáceis para se alinhar marketing e vendas.

PARA QUEM O ACCOUNT-BASED MARKETING É INDICADO?

O Account-Based Marketing é mais usado em algumas situações. Elaboramos um check-list para você descobrir se essa estratégia faz sentido para sua empresa:

  • Sua empresa é B2B?
  • O processo (ou ciclo) de vendas é longo?
  • É contável o número de clientes potenciais?
  • Há várias pessoas que influenciam e decidem a compra?
  • O ticket médio é alto?
  • Há necessidade de personalização de campanhas para atração deste público?

Se você respondeu “sim” para todas estas questões, o Marketing Baseado em Contas pode ser a estratégia certa para o seu negócio!

Quanto mais cara for uma solução para clientes B2B, maior é o volume de pesquisa sobre a oferta. Desta maneira, ABM se torna uma estratégia efetiva de personalização para conversão, à medida que gerar mais valor para os envolvidos no processo de compra aumenta as chances de vendas.

Caso queira mais informações sobre ABM e a Intexfy, entre em contato com a gente. Estamos à disposição para te aproximar ainda mais desses assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up
pt_BR
en_US pt_BR