Intexfy

BLOG DE CRESCIMENTO E INOVAÇÃO B2B

Leads desqualificados? Saiba como mudar isso

Eduardo Mattos

Eduardo Mattos

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Leads desqualificados saiba como mudar isso

Conte para nós: a sua empresa perde muito tempo investindo em leads desqualificados? Bem, isso é extremamente prejudicial para os negócios. 

Afinal, leads desqualificados não trazem vendas, tampouco, oportunidades de negócio.

Então, ao investir em leads desqualificados a sua empresa perde tempo e dinheiro com uma pessoa que não se tornará um cliente — e perde de investir em uma que poderia se tornar um consumidor fiel para o seu negócio.

Vamos aprender mais sobre os leads desqualificados e como mudar isso? Venha conosco!

O que é um lead?

Os leads são os contatos que a sua empresa coleta por meio das atividades de marketing e vendas na internet. 

Assim, os leads representam ótimas oportunidades para a sua empresa, visto que você pode transformá-lo em um cliente e aumentar a receita e a lucratividade da sua marca.

Qual é a diferença entre lead qualificado e desqualificado?

O lead desqualificado é aquele que não tem potencial para se tornar um cliente da sua empresa. 

Assim, ele trocou dados com a sua empresa porque estava interessado em um determinado assunto. Porém, não tem interesse em comprar os seus produtos e serviços.

O lead qualificado, pelo contrário, é aquele que tem um grande potencial para se tornar um cliente da sua empresa. Ou seja, ele se interessa pelas soluções apresentadas e pode ser convertido em um consumidor.

Quais são os tipos de leads?

Quando a sua empresa qualifica um lead, podemos classificá-lo em três categorias principais. 

Conheça quais são elas:

IQL

IQL é a sigla para Information Qualified Lead, ou seja, é quando o lead não sabe nada da sua empresa, tampouco, das suas soluções. 

Por isso, o conhecimento é mínimo e, muitas vezes, ele não sabe que tem um problema que pode ser resolvido.

Então, ele está no topo do funil e precisa evoluir pela jornada de compra.

MQL

MQL é a sigla para Marketing Qualified Lead, ou seja, lead qualificado de marketing. 

Assim, é quando o cliente sabe que tem um problema e precisa encontrar uma solução. 

Dessa forma, ele já teve algum tipo de interação com a sua empresa — seja a leitura de um post nas redes sociais, um artigo no blog ou até mesmo uma newsletter.

SQL

SQL é a sigla para Sales Qualified Lead que, quando traduzimos, encontramos “lead qualificado de vendas”. 

Portanto, quando o lead está nessa etapa, ele está muito perto do fechamento de um negócio, pois já conhece as soluções da sua empresa.

Qual é a importância de qualificar um lead?

Vamos imaginar que a sua empresa investiu na elaboração de um material rico (como um e-book) de topo de funil. Assim, 50 pessoas baixaram esse material. Ou seja, você tem 50 leads.

E agora? O que fazer com eles?

Vale lembrar que leads isolados não geram receita. Por isso, você precisa qualificá-lo. Assim, é importante criar estratégias para que ele avance nas etapas do funil de vendas.

O que acontece quando seu lead está desqualificado?

Um lead desqualificado só traz prejuízos para a sua empresa. Veja o porquê:

  • perda de tempo da equipe de marketing e vendas por tentar convencer um lead a se tornar um cliente — o que não vai acontecer;
  • perda de dinheiro porque a sua empresa investe esforços e recursos em um lead que não trará o retorno financeiro almejado;
  • há desmotivação da equipe, que recebe muita quantidade de leads e poucas vendas.

Como fazer uma qualificação de leads eficiente?

Quer aprender como fazer uma qualificação de leads eficiente? Venha conosco e conheça algumas dicas.

Defina seu ICP

Um dos primeiros passos para promover uma qualificação de leads eficiente é entender quem é o seu melhor cliente. Para isso, analisamos as suas características para traçar semelhanças e compreender o que todos os clientes têm em comum.

Então, precisamos definir um Perfil de Cliente Ideal (ICP), pois isso ajuda a direcionar melhor todas as estratégias de marketing e vendas. 

Da mesma maneira, o ICP é essencial para elaborar uma jornada de compra que faça com que o lead avance para todas as etapas do funil.

Use o lead scoring

Uma das técnicas que você pode utilizar para qualificar os leads é o lead scoring. Ou seja, é um sistema de pontos que você utiliza para encontrar os contatos que estão, de fato, preparados para se tornar um cliente.

Você até pode realizar esse processo de forma manual, por meio de planilhas. 

No entanto, o mais recomendado é contar com a ajuda da tecnologia, apostando em uma plataforma específica que realize esse processo de forma automática para você.

Analise e otimize seu funil

Acompanhe a jornada do lead para compreender o que deu certo e o que precisa ser aperfeiçoado nas suas campanhas. 

Então, saiba que é preciso ter um bom planejamento estratégico, investindo em uma comunicação que realmente funcione.

Portanto, a análise e a otimização do funil precisa ser realizada de forma constante, até você identificar o que dá certo para colher ótimos resultados e alcançar os objetivos comerciais da sua empresa. Dessa forma, aqui, mais uma vez, o uso da tecnologia é essencial.

Como converter um lead desqualificado para qualificado?

Após qualificar o lead, você poderá encontrar duas opções:

  1. retorne o lead para o processo de nutrição: continue nutrindo o lead que ainda não foi qualificado, por meio de conteúdos do seu interesse e tente estratégias diferentes para tentar fazer com que ele avance para a próxima etapa;
  2. descartar o lead: se você já tentou de tudo e o lead realmente não demonstrou nenhum interesse e intenção de compra, pense na ideia de descartar o lead.

Portanto, avalie cada situação de forma isolada, procurando compreender os motivos pelos quais o lead não avançou. Assim, você tem a certeza quando é o momento certo de descartar o lead.

Como gerar leads qualificados?

O processo de geração de leads qualificados é complexo. Por isso, é fundamental contar com o apoio da tecnologia para automatizar esse processo. 

Sabia que a Intexfy é uma plataforma inteligente que ajuda a sua empresa a encontrar novas contas, bater metas e a crescer?

Você configura o seu ICP (com a ajuda do nosso time) e recebe os seus smart leads com o mesmo perfil. Ou seja, você tem acesso aos seus leads qualificados dentro da própria plataforma.

Assim, basta personalizar as suas campanhas e concretizar novos negócios. Incrível, não é mesmo?

Leads desqualificados só trazem prejuízos para a sua empresa. Por isso, investir na automação é uma escolha inteligente, pois você gera leads realmente qualificados. Assim, basta fechar as vendas e ver a sua empresa crescer.

Gostou de aprender mais sobre o assunto? Se você quer conquistar leads qualificados com mais facilidade, invista na plataforma Intexfy. Conheça aqui todas as suas funcionalidades agora mesmo!

Participe da lista VIP da Intexfy: artigos, e-books, pesquisas, eventos e outros conteúdos exclusivos. Tudo feito pelos maiores nomes de Marketing, Vendas, Big Data e Gestão B2B do Brasil.

Clicando em Enviar, você concorda em receber comunicados, convites e ofertas especiais da Intexfy