Os 5 pilares do Account-Based Marketing! - A Plataforma certa para Prospecção de Empresas
Marketing

Os 5 pilares do Account-Based Marketing!

Os 5 pilares do Account-Based Marketing!

Como comentamos no último post, a abordagem de Account-Based Marketing, em português, Marketing Baseado em Contas. Essa estratégia é oficializa o elo, entre as áreas de marketing e vendas.

A principal vantagem competitiva da estratégia de ABM é de proporcionar às equipes foco e controle de resultados. Por isso, é também um método eficiente para se atingir a previsibilidade em receitas.

Essa estratégia será apoiada por um conjunto de ferramentas, que exploraremos mais a frente, para otimizar seus resultados em campanhas e ações do time de hunters.

Segundo a pesquisa da LeanData, 86% das empresas que vendem para B2B já implementaram essa estratégia em algum grau. Agora, imagine o potencial em diferenciação se o ABM for aplicado de maneira abrangente no seu negócio?

Para consolidar o seu entendimento sobre as bases desta estratégia, neste artigo você descobrirá quais são os 5 pilares de Account-Based Marketing. Vamos lá?!

Cada empresa terá um processo único para a aplicação do Account-Based Marketing, pois irá variar de acordo a estrutura dos times de marketing e vendas, entre outros fatores determinantes. No entanto, o que gostaríamos de ressaltar aqui são os 5 pilares fundamentais para aplicar o Account-Based Marketing no seu negócio. Você pode conhecê-los a seguir:

primeiro pilar do ABM é a Seleção de Contas.

A qualificação de contas (empresas) para a priorização na prospecção ativa é crucial para iniciar a implementação da estratégia de Marketing Baseado em Contas. Isso porque, é nesta seleção bem executada que aumentaremos as chances de acertar as contas-alvo com um arpão.

Para a qualificação das contas, uma das ações mais importantes é a identificação do seu Ideal Customer Profile – ICP. O objetivo é analisar os seus melhores cliente e suas as principais  características, assim você poderá descobrir o seu ICP. 

segundo pilar é o Levantamento dos dados dos Contatos.

Após a priorizar as contas-alvo, está na hora de descobrir quem são os influenciadores e tomadores das decisões de compra nas empresas selecionadas!  Neste pilar consideramos o mapeamento dos contatos-alvo, para identificarmos e analisarmos quem são estes leads, como eles se comunicam, o que eles buscam, como eles gostam de se relacionar, entre outras questões.

Lembre-se: ABM é uma estratégia na qual o relacionamento se dá com os contatos-alvo (leads) de cada perfil de empresa selecionada.

Portanto, entender questões internas de cada conta-alvo (empresas), como o organograma, número de funcionários, faturamento, papéis dos envolvidos, entre outros, também é importante para otimizar seus resultados.

Nesse sentido, vem a importância do terceiro pilar: a Expansão da Inteligência.

Isso porque é quando se aprofunda no seu conhecimento das características das contas-alvo e seus contatos-alvo que é pensada as estratégias e técnicas de relacionamento certo para cada perfil de cliente. Assim, com base nelas são construídos os conteúdos e campanhas de marketing.

Dica de ouro: Busque a maior quantidade de informações e dados sobre as empresas e seus atores envolvidos para fundamentar a produção de campanhas de marketing. Isso certamente irá aumentar as possibilidades das suas estratégias serem efetivas para fechar novas vendas.

Por isso, consideramos como quarto pilar: a construção do Relacionamento com os Leads. Aqui são produzidos conteúdos de alto valor para os leads para nutri-los, conforme as suas respectivas jornadas de compra.

Vale ressaltar que Account-Based Marketing é sobre personalização do relacionamento com os contatos-alvo de cada conta. Ou seja, os conteúdos produzidos são direcionados aos contatos-alvo. A base deles são as necessidades individuais e de cargo/função, bem como as questões organizacionais deste lead.

Para fechar, o quinto pilar: Engajamento para Conversão.

A condução bem feita dos seus leads para este pilar é o principal sinal de que a sua estratégia de ABM está sendo bem sucedida.  Isso porque a conversão é compreendida pela construção de advogados da sua marca nas contas-alvo, selecionadas e priorizadas na sua estratégia de prospecção ativa de clientes b2b.

Quando a nutrição dos leads foi realizada coerentemente e com alto valor agregado para os contatos-alvo, se torna inevitável que a sua marca será considerada opção de compra. No entanto, só será possível nutrir os leads certos para se tornarem potencial de vendas se as etapas anteriores forem efetivas.

Logo, se a partir do primeiro pilar a construção da estratégia de ABM for bem elaborada, aumentará as chances de sucesso na implementação dessa estratégia no estado da arte. Ficou com dúvidas? Entre em contato com a gente por aqui. Nosso time de especialistas está à disposição para te ajudar a entender como extrair informações valiosas nos seus dados pode alavancar as suas vendas!

Se você acelerar o seu negócio com vendas B2B, a Plataforma da Intexfy irá te ajudar a implementar Inteligência Comercial no seu processo de prospecção de empresas, assunto chave deste post, conte com a Intexfy como parceiro!

Eduardo Mattos

Eduardo Mattos

Compartilhar

Seu resultado
muito além do lead

Impulsione seu negócio aumentando a produtividade do seu time de vendas

Planos

Inscreva-se na
nossa newsletter

Receba atualizações das melhores
estratégias do mercado B2B com a Intexfy

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.