7 hacks para implementar uma estratégia outbound e inbound - A Plataforma certa para Prospecção de Empresas
Ajuda

7 hacks para implementar uma estratégia outbound e inbound

7 hacks para implementar uma estratégia outbound e inbound

Para implementar uma boa estratégia de outbound e inbound marketing é preciso ter conhecimento na área e um bom planejamento estratégico. Afinal, você precisa conhecê-las de forma isolada para, posteriormente, aprender como mesclá-las nas suas campanhas.

Já, no início da conversa, ressaltamos que você está certíssimo. Afinal, integrar o inbound com o outbound só traz resultados positivos para qualquer tipo de negócio. Então, você está no caminho certo rumo ao sucesso organizacional.

Agora, você quer aprender alguns truques para ter mais assertividade nas suas campanhas de marketing e vendas? Se sim, continue conosco e veja 7 hacks para implementar já. Boa leitura.

O que é outbound marketing?

O outbound marketing, também conhecido como marketing tradicional, é aquele que a empresa vai até o cliente. Ou seja, ela “interrompe” o que ele está fazendo naquele momento para lhe apresentar uma oferta.

Exemplos de outbound são: panfletos, anúncios em jornais e revistas, postagens patrocinadas nas redes sociais e ligações telefônicas.

O que é inbound marketing?

O inbound marketing é aquele que elabora diversas estratégias para fazer com que o cliente vá até à empresa. Assim, de forma natural e “por acaso”, ele encontra a sua marca como uma solução para resolver a sua dor.

Alguns exemplos de inbound marketing são: conteúdos de blog, assinatura em newsletters e postagens nas redes sociais.

Quais são os benefícios de uma estratégia outbound e inbound integrada?

Engana-se quem pensa que precisa usar somente o inbound ou o outbound nas suas estratégias. Afinal, cada técnica tem as suas peculiaridades, assim como suas vantagens.

Por isso, integrar as estratégias de outbound e inbound é uma ideia interessante porque só traz benefícios, como:

  • atingir o público com mais assertividade;
  • ter mais sucesso nas vendas;
  • conquistar leads qualificados com menos esforço;
  • diminuir as taxas de churn rate;
  • melhorar o Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
  • fidelizar clientes;
  • proporcionar uma ótima experiência ao consumidor;
  • diminuir o ciclo de vendas.

7 hacks para implementar uma estratégia outbound + inbound

Agora que você aprendeu o que é e quais são os benefícios de integrar o inbound e o outbound, vamos lhe ensinar alguns hacks que podem ajudar na hora de implementar as estratégias. Continue conosco!

1. Incentive a levantada de mão

A famosa levantada de mão acontece quando o lead está pronto para receber a oferta da sua empresa. Em outras palavras, é quando ele autoriza o contato do seu time comercial.

Para isso, é preciso apostar em estratégias que conduzam o cliente pela jornada de compra, afunilando a conversa até que, finalmente, ele chegue ao fundo do funil — a etapa da decisão de compra.

  • Dica: implemente, nas estratégias de inbound, CTAs como “solicite uma demonstração gratuita” ou “fale-nos o melhor horário para conversarmos”. Assim, o time de outbound pode entrar em contato para efetivar a compra.

2. Identifique os melhores perfis da sua base

Muitas vezes, a empresa tem um fluxo de automação de inbound, por exemplo, onde os clientes, por algum motivo, nunca chegam na última etapa (a “levantada de mão”, que falamos anteriormente).

Por isso, vale a pena ficar de olho nos melhores perfis da sua base, implementando o “fishing”, ou pescaria, pescagem, de leads estratégicos. 

  • Dica: analise quais são os clientes em potencial do inbound para investir em abordagens de outbound. Utilizar boas ferramentas de pontuação de leads (Lead Scoring) pode ajudar a identificar os contatos “maduros”.

3. Faça uma abordagem personalizada

Uma das maiores aliadas na concretização das vendas é a personalização. Afinal, o cliente precisa se sentir especial, notando que é único e importante para aquela organização.

Assim, fica mais fácil ele sentir confiança na marca e apostar nas suas soluções. Então, invista sempre em uma abordagem personalizada, independentemente da técnica de inbound ou outbound que você está realizando.

  • Dica: colete muitos dados dos leads (histórico de compra, preferências, páginas mais visitadas, materiais consumidos etc) para ter bons argumentos de venda na hora de entrar em contato.

4. Entenda os estágios dos seus leads

Antes de entrar em contato com um lead, é essencial entender em qual estágio ele está. Somente assim, você elabora campanhas que fazem com que ele entenda mais sobre o seu negócio e encontre, na sua empresa, as soluções para os seus problemas.

Cultivar com carinho os seus leads é uma ideia interessante, principalmente para amadurecer a ideia daquele potencial cliente que ainda não está pronto para comprar.

  • Dica: se você fez tudo certo e o time comercial entrou em contato com o cliente pelo outbound, mas, mesmo assim, o cliente não comprou, continue enviando materiais do inbound para ele se manter conectado com a sua marca.

5. Integre bem marketing e vendas

Antes de implementar o inbound e o outbound, o fluxo interno da sua empresa precisa estar organizado e alinhado. Ou seja, os times de marketing e vendas precisam estar em sintonia, trabalhando com as mesmas ideias, objetivos e campanhas.

Sabemos que esse é um dos maiores desafios das empresas, pois, normalmente, as áreas trabalham de forma isolada. Portanto, junto com o time, implemente o funil em Y.

  • Dica: faça reuniões periódicas para alinhar os objetivos e campanhas com ambos os times. Além disso, invista nas melhores ferramentas para que os times possam conversar e trabalhar com os mesmos ideais.

6. Tenha uma boa prospecção ativa

Outro grande segredo para a sua empresa se dar bem quando o assunto é inbound e outbound é ter uma boa prospecção ativa

Afinal, não vai adiantar fazer tudo certinho se o time comercial não saber o que falar quando entrar em contato com o cliente, certo?

Além de ter excelentes dados que possam ajudar a conduzir a conversa, o time comercial precisa ter um bom script. Mais do que isso, precisa ser bem treinado e oferecer as melhores soluções para os problemas dos clientes.

  • Dica: invista em constantes treinamentos de reciclagem para o time comercial. Além disso, monitore os relacionamentos para coletar dados (como cases de sucesso, quando um vendedor consegue superar as expectativas) e, também, os principais erros nas abordagens. Essas informações internas são muito importantes para treinar a equipe.

Tanto o inbound quanto o outbound precisam ser implementados na sua empresa. Afinal, as estratégias são ótimas e podem contribuir (e muito) para a sua marca decolar.

Gostou de aprender mais sobre as nossas dicas? Aproveite e leia também: 5 dicas para prospectar mais e melhor. 

katarina Poletti

katarina Poletti

Compartilhar

Seu resultado
muito além do lead

Impulsione seu negócio aumentando a produtividade do seu time de vendas

Planos

Inscreva-se na
nossa newsletter

Receba atualizações das melhores
estratégias do mercado B2B com a Intexfy

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.