Intexfy

BLOG DE CRESCIMENTO E INOVAÇÃO B2B

Como reduzir o CAC? Veja 5 dicas

Manoela Remzetti

Manoela Remzetti

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Como reduzir o CAC

Você já ouviu falar em Custo de Aquisição de Clientes (CAC)? Essa é uma das principais métricas para mensurar o quanto você está gastando para conquistar seus consumidores. Vamos aprender mais sobre ele? Continue conosco!

O que é CAC? 

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é um indicador de vendas e marketing muito importante para todas as empresas. Afinal, você sabe quanto custa para conquistar um novo cliente para a sua organização?

Quanto menor for esse número, melhor para a lucratividade dos negócios. Por isso, investir na redução de CAC é sempre importante para ampliar a saúde financeira da sua empresa.

Como calcular o CAC?

Para calcular o CAC é bem simples. Basta você aplicar a seguinte fórmula:

CAC = soma dos investimentos / número de clientes adquiridos no período

Então, você soma os investimentos e divide pelo número de clientes conquistados em um determinado período. Interessante, não é mesmo?

Por exemplo, suponhamos que em três meses sua empresa tenha investido R$ 5.000,00 nas áreas de Marketing e Vendas e conquistou 10 clientes novos. Seu CAC é de R$ 500,00.

Investimentos considerados

Para calcular o CAC você precisa considerar todos os investimentos que teve com marketing e vendas. Então, precisa colocar tudo isso na ponta do lápis.

Clientes considerados

Quantos clientes você conquistou no período da análise? Aqui, vale a pena somar todos eles, independentemente do quanto eles gastaram na sua empresa.

Período de análise

Para que a fórmula dê certo, você precisa considerar um período. Por exemplo: um mês, seis meses ou um ano. 

Quais são as melhores métricas de marketing?

Sem dúvidas, ficar de olho nas principais métricas de vendas e marketing é sempre importante para turbinar os negócios. O CAC é uma delas. No entanto, saiba que, para ter uma visão mais aprofundada e estratégica do seu negócio, é possível apostar em outros indicadores importantes.

Conheça os principais indicadores de vendas e marketing, além do CAC.

Taxa de Conversão

A taxa de conversão é muito utilizada em campanhas de marketing, para medir a efetividade das ações realizadas. É uma conta básica, onde você divide seu número de visitantes, pelo número de leads gerados, por exemplo. Chegando assim à sua porcentagem de conversão.

ROI

O ROI (Return On Investiment) é a nossa taxa de Retorno Sobre Investimento. Ou seja, mede o quanto a empresa precisou investir, em diversos canais, para ter um número x de retorno.  Para calculá-lo, você pode utilizar a fórmula:

ROI = Receita – Custo
          Custo

Lifetime value (LTV)

O lifetime value (LTV), ou valor vitalício, é importante para conhecer qual é o lucro que a sua empresa teve durante o período em que um cliente estava se relacionando com ela. 

Dessa forma, você avalia quanto dinheiro o cliente investiu na sua organização durante a sua jornada de compra.

Churn Rate

O Churn Rate calcula a taxa de fidelidade ou perda de clientes. O objetivo aqui é ter o menor número possível, pois assim mostrará que seus clientes estão fidelizados. Para calculá-lo é muito fácil. Basta dividir o número de clientes conquistados pelo número de clientes perdidos no período analisado.

Como reduzir o CAC?

Agora que você aprendeu o que é CAC, vamos conferir algumas ideias para reduzir esse indicador na sua empresa? Vamos lá?

Defina a sua persona

Personas são personagens semifictícios que representam o comprador ideal. Quando você mapeia as personas do seu negócio, você faz um estudo aprofundado no seu público, conhecendo:

  • necessidades;
  • desejos;
  • sonhos;
  • objetivos;
  • dia a dia;
  • preocupações;
  • e muito mais.

Essa estratégia permite conhecer melhor o seu consumidor para elaborar estratégias realmente direcionadas. Assim, fica mais fácil conquistar o cliente com uma comunicação incrível e que realmente converta.

Trabalhe com o vendarketing

Vendarketing nada mais é do que a união das estratégias de marketing e vendas. Então, é quando você organiza melhor esses dois setores para eles trabalharem juntos em prol de alcançar os objetivos da sua organização. 

Automatize atividades de marketing e vendas

Contar com a ajuda da tecnologia é fundamental para reduzir o CAC. Você pode trabalhar com o funil em Y. Dessa forma, utiliza as melhores estratégias do inbound e outbound marketing para captar e fidelizar os clientes com mais facilidade e eficiência.

Otimize as conversões no seu site

Ter atenção com as conversões no seu site também é uma estratégia importante para reduzir o CAC. 

Afinal, quanto mais qualificados forem os seus leads, melhor para investir menos tempo (e dinheiro) para conquistar um novo cliente, concorda? 

Assim, basta automatizar os processos e pronto!

Trabalhe o inbound e outbound juntos

Como citamos no tópico do funil em Y, uma estratégia inteligente para reduzir o CAC é trabalhar com o inbound e o outbound de forma simultânea. Assim, as chances de conquistar novos clientes — sem precisar investir muito — são muito maiores.

Reduza as taxas de churn rate

O churn rate é um indicador que mensura a taxa de cancelamento do cliente. Então, encontrar formas de manter os seus consumidores sempre engajados é essencial para eles quererem continuar se relacionando (e comprando) da sua empresa.

Algumas dicas para reduzir o CAC são:

  • entenda quais são as reais necessidades dos clientes;
  • tenha um bom time de customer success;
  • alinhe as expectativas do cliente com as suas estratégias;
  • aplique pesquisas de satisfação de forma constante.

O CAC é uma métrica que merece a sua atenção. Afinal, quanto menos dinheiro (e tempo) você investir para conquistar e manter bons relacionamentos com o seu cliente, melhor. Portanto, encontre sempre novas estratégias para manter os seus consumidores sempre perto da sua marca.Gostou de aprender mais sobre o CAC? Veja como a Intexfy auxiliou a Agência Labra a reduzir seu CAC e alcançar 60% mais oportunidades.

Participe da lista VIP da Intexfy: artigos, e-books, pesquisas, eventos e outros conteúdos exclusivos. Tudo feito pelos maiores nomes de Marketing, Vendas, Big Data e Gestão B2B do Brasil.

Clicando em Enviar, você concorda em receber comunicados, convites e ofertas especiais da Intexfy