Ajuda

7 motivos para você investir em inteligência comercial

7 motivos para você investir em inteligência comercial

Conte para nós: a sua empresa está conseguindo se destacar no mercado, conquistar o coração do consumidor e, ainda, destacar-se da concorrência? Sim? Não? Seja qual for a sua resposta, saiba que a inteligência comercial pode lhe ajudar (e muito).

Quando a organização começa a investir em estratégias inteligentes que ajudam a turbinar os negócios, conquista resultados surpreendentes. 

Ainda está em dúvida? 

Então, continue conosco e aprenda tudo sobre a inteligência comercial. Boa leitura!

O que é inteligência comercial?

Segundo Zanchin, a inteligência comercial (também conhecida como inteligência competitiva ou de mercado), é:

“O processo que investiga o ambiente (macroambiente e microambiente/ambiente competitivo/força-tarefa) onde a empresa está inserida, com a finalidade de: identificar oportunidades e ameaças, diagnosticar o ambiente interno organizacional e determinar estratégias de ação a curto, médio e longo prazos”.

Em outras palavras, é quando a empresa cria uma cultura baseada em dados (que podem ser tanto internos quanto externos), organizando-os, estruturando-os e os interpretando para apoiar todas as ações empresariais.

Quais são os principais dados levantados pela inteligência comercial?

Existem diversos dados que a sua empresa pode utilizar para promover mais inteligência estratégica. 

Conheça quais são as principais informações que você pode coletar para analisar:

  • mercado: informações sobre o perfil de consumo, dermográfico, o que influencia no poder de compra, tendências, concorrência, segmentação;
  • suas vendas: quantos clientes ativos e inativos, ticket médio, taxa de churn rate, conversão em vendas, satisfação de clientes, ICP, erros no processo de vendas, ciclo de vida do cliente;
  • produtos e serviços: se as soluções apresentadas suprem a necessidade do cliente, tipos e perfil dos consumidores, o que a concorrência está ofertando, quais são os diferenciais da sua marca, desempenho em vendas, conhecimento do time;
  • concorrência: posicionamento de mercado, segmentação, pontos fortes e fracos, preço, estratégias de marketing e vendas, satisfação e preferência de clientes;
  • tendências: previsão de economia e desenvolvimento, legislação e regulamentos que podem afetar a sua empresa, tendências sobre comportamento do consumidor e muito mais.

>> Você também pode gostar de ler: O que esperar do uso de dados para vendas em 2022?

7 motivos para investir em inteligência comercial

Como você viu, existem milhares de dados que a sua empresa pode utilizar para ter mais inteligência comercial. Afinal, ela só traz benefícios para a sua empresa.

Confira agora 7 motivos para começar a investir na inteligência comercial.

1. Garante mais competitividade

A inteligência comercial ajuda a sua empresa a aumentar a competitividade. Afinal, é a oportunidade ideal para você se colocar à frente da concorrência, conquistando o coração do consumidor com mais rapidez e assertividade.

Além disso, ela melhora a produtividade do time, visto que ele tem acesso a diversas informações realmente importantes para promover um ótimo customer experience. 

2. Permite automatizar os processos 

Com a inteligência comercial, você automatiza os processos internos. Dessa forma, sempre que precisar de uma informação estratégica, pode recorrer a relatórios inteligentes. Assim, ao investir em tecnologia e inovação, a sua empresa fica sempre à frente.

3. Promove mais previsibilidade

Sabemos que não há como adivinhar o amanhã. No entanto, ao analisar os dados você consegue ter mais previsibilidade. 

Conhecer o futuro é importante para ter uma visão muito mais ampla sobre o que está acontecendo no mercado. Dessa forma, é possível agir com mais estratégia diante das mudanças mercadológicas.

Afinal, você acessa as tendências e informações importantes que ajudam a ser mais assertivo em cada escolha. Em outras palavras, com a inteligência comercial, você toma decisões com muito mais segurança e tranquilidade.

4. Aumenta o Lifetime Value (LTV)

LTV é uma métrica que ajuda a determinar o valor de um cliente. Ou seja, quanto ele gasta durante o relacionamento que tem com sua empresa. Quanto maior, melhor. 

Por isso, ao usar a inteligência comercial, você faz com que os relacionamentos sejam muito mais duradouros — e lucrativos, é claro.

5. Promove mais inovação

A inteligência comercial ajuda a sua empresa a se desenvolver, pois incentiva ações inovadoras e criativas. Isso acontece porque há a possibilidade de centralizar os esforços da sua empresa em tendências e novos nichos.

Dessa forma, fica mais fácil ter insights que ajudam a empresa a “pensar fora da caixa”, ou seja, elaborar produtos e serviços realmente diferenciados de tudo aquilo que o cliente já viu.

E sabemos da importância de surpreender o cliente para encantá-lo e fidelizá-lo, não é mesmo? Afinal, essas inovações impactam de forma positiva a maneira como o consumidor enxerga a sua marca.

6. Aumenta os lucros

Ao investir na inteligência comercial, você tem mais objetividade e foco na mensagem que envia ao seu consumidor. Então, você entende quais são as suas reais necessidades e propõe soluções inovadoras para resolver essa sua dor.

Como consequência, o cliente se sente fidelizado, pois tem uma experiência completa e inesquecível com a sua marca. Então, a indica aos seus amigos e familiares — que também podem se tornar clientes.

Esse ciclo positivo ajuda a aumentar os lucros da empresa. Isso acontece porque o cliente continua comprando da marca e se torna um de seus defensores. Assim, ajuda a sua organização a se destacar, ganhar autoridade de marca e conquistar o mercado.

7. Sair na frente, sempre 

Ao apostar na inteligência de mercado você não é surpreendido pela concorrência. Isso acontece porque você conhece os seus concorrentes de forma mais aprofundada e sabe quais são os seus pontos fortes e fracos.

Assim, pode encontrar excelentes estratégias para se diferenciar e se destacar. Portanto, fica muito mais fácil elaborar campanhas e ações que melhoram o desempenho da marca.

A inteligência comercial é uma excelente estratégia para a sua empresa. Afinal, ela só traz vantagens, como: mais competitividade, automatização de processos, mais previsibilidade, aumento do LTV, mais inovação, mais lucros e, ainda, permite se destacar da concorrência.

Gostou de aprender mais sobre o investimento em inteligência comercial?

Sabia que nós, da Intexfy, somos especialistas nesse assunto? 

Afinal, somos uma plataforma de inteligência comercial que ajuda a melhorar e a turbinar os resultados dos negócios. 

Vamos conversar sobre como podemos ajudar a sua empresa?

Willian Pinheiro

Willian Pinheiro

Compartilhar

Seu resultado
muito além do lead

Impulsione seu negócio aumentando a produtividade do seu time de vendas

Inscreva-se na
nossa newsletter

Receba atualizações das melhores
estratégias do mercado B2B com a Intexfy

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.