Intexfy

BLOG DE CRESCIMENTO E INOVAÇÃO B2B

Alinhamento entre marketing e vendas: principais dicas

Google A7B

Google A7B

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Alinhamento entre marketing e vendas> principais dicas

Conte para nós: a sua empresa investe em boas estratégias para alinhar os times de marketing e vendas? Questionamos isso porque sabemos que, no dia a dia das organizações, realizar esse processo é um constante desafio para os gestores.

Porém, quando a sua marca alinha esses dois setores, conquista os resultados almejados com mais facilidade. Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue conosco!

O que é alinhamento entre marketing e vendas?

A área de marketing e vendas, embora tenham semelhanças, são diferentes. Afinal, cada uma delas tem as suas especificidades. Porém, ambas podem (e devem) trabalhar em conjunto visando o sucesso dos negócios.

Inclusive, empresas que não têm sinergia entre os times de marketing e vendas, perdem diversas oportunidades de negócio e ainda criam um clima organizacional de baixo impacto.

Em outras palavras: se você não alinhar os setores de marketing e vendas, estará perdendo tempo, oportunidades e dinheiro.

Qual o papel do marketing e vendas em uma empresa?

A equipe de marketing é responsável pelas promoções, divulgação, comunicação, relacionamentos e muito mais. Já a área de vendas é a que fecha as oportunidades de negócio, realizando a venda de forma direta. 

Vendarketing

Já ouviu falar em vendarketing? Como o nome sugere, ela é a união de:

  • vendas;
  • marketing.

Portanto, o vendarketing é uma técnica que promove o alinhamento entre esses dois times de uma empresa para potencializar os resultados do negócio.

Sinais de desalinhamento entre marketing e vendas

Muitas empresas acreditam que os times de marketing e vendas estão alinhados. Porém, na realidade, isso não é bem assim.

Então, para ajudar a compreender se as equipes da sua empresa estão em sintonia, elaboramos alguns sinais para você identificar quando há um desalinhamento entre esses dois times.

Vamos lá?

MQLs que não convertem

Quando a sua empresa tem muitos Marketing Qualified Leads (MQLs) — ou lead qualificado de marketing — que não convertem, é um sinal de que os times estão desalinhados.

Não existem ferramentas integradas entre os setores

Se cada equipe trabalha com ferramentas diferentes, ou seja, não há um software/plataforma/tecnologia que centralize todas as ações, os times não estarão em sintonia.

Poucas reuniões entre marketing e vendas

As reuniões são muito importantes para alinhar os times de marketing e vendas. Por isso, se isso não acontece na sua empresa — ou se cada equipe tem apenas reuniões isoladas — é um sinal de preocupação.

Equipe de vendas não entende as ações de marketing (e não vê resultado)

É muito comum vermos os times de marketing e vendas “jogando a culpa” um no outro, quando a empresa não atinge os resultados.

Por isso, é essencial que as estratégias de marketing sejam alinhadas para alcançar o sucesso comercial almejado.

Benefícios do alinhamento entre marketing e vendas (vendarketing)

Conheça, a seguir, quais são os principais benefícios do alinhamento entre marketing e vendas. Vamos lá?

Alinhamento de metas

Estipular e alinhar as metas entre os times de marketing e vendas é essencial para identificar quais foram os resultados alcançados, quantas oportunidades foram geradas, o crescimento de vendas e muito mais. 

Maior facilidade para mensurar ações de marketing e vendas

Ao alinhar os times de marketing e vendas fica muito mais fácil ter uma visão geral sobre o que está dando certo e o que precisa ser aperfeiçoado para atingir os objetivos do negócio. 

Assim, você tem mais facilidade para mensurar todas as estratégias e campanhas.

ROI claro

Outro grande benefício de apostar no vendarketing é que você conquista um Retorno Sobre o Investimento (ROI) muito mais claro. Afinal, fica muito mais fácil entender os pontos fortes e fracos de todas as campanhas.

Principais dicas para alinhar marketing e vendas

Agora que você aprendeu a importância do alinhamento entre os times de marketing e vendas, vamos conhecer algumas dicas importantes para promover esse alinhamento de estratégias? Continue conosco!

Definição do SLA (Service Level Agreement)

O SLA é a sigla para Service Level Agreement, ou seja, Acordo de Nível de Serviço. Assim, é importante que ambas equipes analisem o perfil e o engajamento dos leads gerados. 

Definição MQL (Marketing Qualified Lead)

É importante definir o MQL em conjunto. Para isso, é essencial que a equipe de vendas passe para o time de marketing os feedbacks de forma constante. Assim, fica mais fácil mensurar a influência de um setor do outro.

Estruturação de processos

Estruture todos os processos como metas, métricas e estratégias. Portanto, para que haja sintonia entre os dois times, é essencial que eles interajam muito, considerando o impacto que cada ação tem no resultado do trabalho do outro setor.

Integração de sistemas e relatórios

Invista no poder da tecnologia para oferecer ao time um bom sistema que promova a interação dos sistemas. Dessa maneira, fica mais fácil otimizar todo o trabalho e avaliar, de forma automática, os relatórios de desempenho de ambos os setores.

Reuniões constantes para feedback

As reuniões periódicas são fundamentais para que os colaboradores possam interagir, trocar ideias, inovar e pensar sempre em novas estratégias para conquistar os resultados da organização.

Acompanhamento e aprimoramento através dos dados gerados

Realize o acompanhamento e o aprimoramento das estratégias por meio da análise se resultados. 

Assim, fica mais fácil entender quais foram as ações e campanhas que deram certo em um determinado período e o que precisa ser melhorado para o próximo mês.

Principais métricas a analisar

Não sabe quais são as métricas que você pode analisar para conferir se está ocorrendo um ótimo alinhamento entre os times? Veja algumas alternativas.

Taxa de conversão

A taxa de conversão corresponde ao número de visitantes que se transformaram em leads e leads que se transformaram em consumidores em um determinado período.

CAC

Outra métrica essencial para mensurar os resultados das suas estratégias é o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Ela se refere a analisar o quanto de investimento a empresa está precisando realizar para conquistar um novo cliente. 

>> Leia também: Como reduzir o CAC? Veja 5 dicas.

Foco no ROI

O Retorno Sobre o Investimento (ROI) é uma métrica que, como o nome sugere, mensura os ganhos com os investimentos realizados. 

Assim, você consegue classificar melhor as atividades e conferir o que está proporcionando retorno — e o que não está.

Alinhar as equipes de marketing e vendas é fundamental para o sucesso dos negócios. Assim, ao promover uma boa sintonia entre as duas equipes, a sua empresa alcança os resultados almejados com mais facilidade.

Gostou de aprender mais sobre o alinhamento entre marketing e vendas? Se sim, aprenda também: Outbound e Inbound: qual a melhor estratégia? Boa leitura!

Participe da lista VIP da Intexfy: artigos, e-books, pesquisas, eventos e outros conteúdos exclusivos. Tudo feito pelos maiores nomes de Marketing, Vendas, Big Data e Gestão B2B do Brasil.

Clicando em Enviar, você concorda em receber comunicados, convites e ofertas especiais da Intexfy