Intexfy

BLOG DE CRESCIMENTO E INOVAÇÃO B2B

5 dicas para segmentar melhor suas campanhas

Eduardo Mattos

Eduardo Mattos

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
5 dicas para segmentar melhor suas campanhas

Aprender a segmentar as campanhas é fundamental para o sucesso de todas as suas estratégias digitais de marketing e vendas.

Afinal, vamos imaginar que você criou uma campanha que está perfeita: alinhada com os objetivos da empresa, focada na persona, com call to action estratégico e com um conteúdo incrível.

Mas e agora?

Para que ela atinja os resultados esperados é fundamental entregar o conteúdo para quem realmente é importante, certo? Caso contrário, você estará só perdendo tempo e dinheiro. 

Vamos aprender mais sobre a importância e como segmentar melhor as suas campanhas? Continue conosco!

O que é segmentar campanha?

Segmentar uma campanha nada mais é do que separar e dividir os seus clientes, prospects e leads em segmentos — como o próprio nome sugere.

Ou seja, você identifica algumas características em comum e envia mensagens personalizadas para que o lead se torne um cliente.

Com relação à segmentação, ela pode ser diversa — basta escolher a que mais faz sentido para o seu negócio.

Alguns exemplos de segmentação são:

  • demográfica;
  • comportamental;
  • geográfica;
  • de valor;
  • por preferência;
  • de fidelidade;
  • psicográfica;
  • por estilo de vida;
  • dentre outros.

Por que segmentar campanhas?

Quando você aprende a segmentar as campanhas você direciona melhor os esforços conforme o Perfil do Cliente Ideal (ICP).

Dessa maneira, identifica grupos de pessoas que se encaixam melhor nas dores que a sua empresa soluciona. Assim, envia conteúdos personalizados para elas percorrem pela jornada de compra.

Em outras palavras, segmentar campanhas é sinônimo de lucratividade, assertividade e fácil conversão. Além disso, a segmentação ajuda a diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Porém, não é só isso. Conheça quais são os principais benefícios da segmentação.

Garantir maior otimização das campanhas

A segmentação das campanhas ajuda a direcionar a abordagem do conteúdo. Dessa forma, você otimiza melhor as ações estratégicas da sua empresa.

Afinal, segmentar campanhas ajuda a ter mais assertividade nas abordagens e, consequentemente, garantir ótimas negociações.

Falar somente com quem interessa

Convenhamos: não adianta enviar campanhas para quem não tem interesse em se tornar um cliente da sua empresa, certo? Lembre-se de que os leads desqualificados são extremamente prejudiciais ao seu negócio.

Por isso, a segmentação de campanhas permite enviar a mensagem no melhor horário para aquelas pessoas que, com facilidade, poderão comprar da sua empresa.

Testar a performance e diminuir custos

Outro benefício da segmentação é que você pode realizar testes A/B e conferir a performance das suas campanhas.

Dessa maneira, você pode aperfeiçoar os pontos fracos das estratégias. Portanto, além de otimizar as campanhas, você diminui os custos e, consequentemente, consegue vender mais.

5 dicas para segmentar melhor suas campanhas

Agora que você aprendeu o que é e qual a importância de segmentar campanhas, venha com a gente e conheça algumas dicas sobre como fazer isso. Vamos lá?

1. Tenha um objetivo bem determinado

O primeiro passo para segmentar as suas campanhas é determinar quais são os objetivos da sua estratégia.

Afinal, a definição de objetivos ajuda a estabelecer um foco no direcionamento do conteúdo.

2. Use filtros com a sua base de dados

Os filtros são ótimos aliados na hora de enviar as suas campanhas. Afinal, eles fornecem dados valiosos que ajudam a direcionar as ações conforme os seus objetivos. 

3. Busque perfis semelhantes

Para ampliar a sua rede de contatos, encontre perfis semelhantes aos que você mapeou na hora da segmentação. Afinal, isso ajuda a alcançar um número maior de pessoas que podem se tornar clientes da sua empresa.

4. Faça diversos tipos de campanhas

Um dos grandes segredos para ter sucesso com as estratégias digitais é criar diversos tipos de campanhas e mensurar os resultados.

Dessa maneira, você compreende quais são os tipos de campanha que mais fazem sucesso com o seu público.

5. Analise e otimize constantemente

Na hora de enviar as campanhas otimizadas é essencial monitorar e analisar os resultados de forma constante.

Dessa maneira, você identifica se há algum erro ou se há algo que pode ser melhorado.

Por fim, você analisa se os objetivos foram conquistados. Caso não, coleta insights valiosos que ajudam na tomada de decisão estratégica.

Segmentar as campanhas é essencial para o sucesso das suas estratégias digitais. Por isso, não deixe de apostar na segmentação para turbinar o comercial e o marketing da sua empresa, está bem?

Gostou de aprender mais sobre como segmentar melhor as campanhas? Se sim, conheça o nosso passo a passo para iniciar a sua estratégia de ABM. Boa leitura!

Participe da lista VIP da Intexfy: artigos, e-books, pesquisas, eventos e outros conteúdos exclusivos. Tudo feito pelos maiores nomes de Marketing, Vendas, Big Data e Gestão B2B do Brasil.

Clicando em Enviar, você concorda em receber comunicados, convites e ofertas especiais da Intexfy