Intexfy

BLOG DE CRESCIMENTO E INOVAÇÃO B2B

Funil Y: o que é e como vender mais com ele?

Manoela Remzetti

Manoela Remzetti

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Funil em Y o que é

Você já ouviu falar em funil Y? Sabia que ele pode ajudar a turbinar o comercial da sua empresa? O funil em Y é uma metodologia inovadora que alinha (com muito sucesso) os times de marketing e vendas. 

Dessa forma, impulsiona a geração de leads, melhora a presença da marca, aumenta a lucratividade das organizações e dá um upgrade na inteligência comercial. Vamos aprender mais sobre ele? Continue conosco!

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é um modelo estratégico que as empresas utilizam para determinar os processos e estruturar melhor a jornada de compra da organização. 

Sendo assim, ele é extremamente importante para atingir os objetivos de marketing e vendas com mais eficiência.

O que é funil y?

O funil em Y é baseado em duas entradas de leads: o inbound e o outbound. 

Dessa forma, uma equipe é responsável por gerar os leads (inbound) e a outra por captar melhores oportunidades (outbound). Porém, ambas trabalham juntas, compartilhando metas e objetivos.

Portanto, a ideia é alinhar o inbound e o outbound, trabalhando com esses dois conceitos de forma simultânea — e não separadas, como habitualmente acontece nas empresas — para obter os melhores resultados.

O funil em Y surge para atender às novas demandas mercadológicas, atendendo as reais necessidades dos consumidores. Afinal, podemos notar que a jornada de compra pode ser tanto no inbound, como no outbound.

Afinal, muitos leads são captados por fluxos inbound e nutridos pelo outbound e vice-versa. Portanto, trabalhar com o funil Y é uma oportunidade interessante para alcançar os resultados da sua empresa com mais facilidade e agilidade.

Qual a diferença de Inbound e Outbound?

Você tem dúvidas sobre as diferenças entre inbound e outbound marketing? Se sim, venha conosco!

Inbound Marketing

No inbound marketing, o cliente vai até a sua empresa. Assim, você utiliza uma série de estratégias para fazer com que o consumidor tenha interesse em saber mais sobre as suas soluções. Dessa maneira, você age de forma passiva.

Outbound Marketing

O outbound marketing, também conhecido como marketing tradicional, é aquele que traz o cliente para perto da sua empresa por meio de uma oferta. Então, a empresa vai até o cliente de forma ativa.

Como definir um funil de vendas?

Para definir o funil de vendas é essencial conhecer muito o seu público. Entender quais são as suas necessidades e mapear a jornada de compra é fundamental. 

Para isso, contar com a ajuda da tecnologia é essencial para tornar esse processo automatizado, mais fácil e eficaz.

Como funciona o funil de vendas em Y?

Como vimos, o funil em Y utiliza processos de inbound e outbound marketing para gerar e nutrir os leads durante o ciclo de vendas. Veja como funciona o funil Y.

Converter e conectar

Vamos supor que o usuário se tornou um lead por meio de um processo de inbound. Porém, ele não avançou neste funil. Uma vez que o lead possui as características compatíveis com o ICP (Ideal Customer Profile), não precisamos esperar que ele percorra o funil completo.

Um especialista em outbound poderia, por exemplo, fazer uma ligação (cold call) para tentar transformar esse lead em cliente. Trazendo mais agilidade e potencializando as oportunidades de fechamento.

Conectar e nutrir

Se por um acaso a cold call do tópico anterior não converter o lead em cliente, é possível transferi-lo novamente para o funil de inbound.

Assim, você pode enviar informações importantes, por exemplo, por e-mail, para preparar o lead para avançar para os próximos estágios de compra.

Nutrir e qualificar

Vamos supor que o lead já está recheado de informações importantes da sua empresa e completou a jornada de compra. 

No entanto, ele ainda não fez contato comercial. Neste caso, o time de vendas poderia contatá-lo para confirmar se há algum interesse por parte dele de fechar a compra.

O que preciso para fazer meu funil de vendas em y?

Para que o funil de vendas da sua empresa seja em Y é preciso reestruturar o setor de marketing e vendas para eles trabalharem juntos. Afinal, como vimos, o inbound e o outbound precisam andar juntos e as estratégias se complementarem. 

Qual o melhor funil de vendas?

O melhor funil de vendas para você utilizar na sua empresa é o em Y. Afinal, ele mescla as estratégias do inbound e outbound marketing. 

Assim, você pode integrar os times de marketing e vendas e aproveitar melhor as oportunidades comerciais. Em outras palavras, você aumenta a lucratividade dos negócios e garante que os indicadores de vendas aumentem significativamente.

Quais são as soluções Intexfy?

Sabia que a Intexfy pode te ajudar? Afinal, a plataforma de inteligência ajuda a sua empresa a crescer, a se destacar da concorrência e a se desenvolver com sucesso. 

Conheça quais são as principais soluções oferecidas agora mesmo.

Inteligência em negócios

Precisando elevar o nível comercial da sua empresa? A Intexfy pode ajudá-lo a concretizar novos negócios e a bater as suas metas com mais facilidade.

Que tal aumentar a inteligência comercial da sua empresa? Saiba que podemos ajudar.

Smart Leads

Os smart leads são todos aqueles contatos que preenchem os requisitos que a sua empresa precisa. Dessa forma, eles são considerados “clientes ideais” para aumentar sua conversão em vendas.

Nós temos uma metodologia exclusiva que entende seu perfil de cliente ideal (alinhado a uma ótima plataforma digital), que identifica os melhores leads. Dessa forma, entregamos eles de forma automática e rápida para o seu time. 

Para você ter uma ideia, são mais de 18.000.000 milhões de smart leads que podem ajudar nas suas estratégias.

Quase 20 milhões de empresas no banco de dados

Com a Intexfy você conquista vendas mais rápidas, reduz o custo de aquisição de clientes (CAC) e ainda garante que as suas metas sejam batidas. 

São dados completos dos leads, reunidos automaticamente por meio de algoritmos. Assim, tudo isso é realizado em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

O funil Y é uma ótima alternativa para a sua empresa alcançar os resultados comerciais com mais facilidade. Afinal, ele alinha os setores de marketing e vendas, aproveitando melhor todas as estratégias do inbound e outbound. Assim, facilita o fechamento de boas oportunidades de negócio. Gostou de aprender mais sobre o funil Y? Se sim, leia também: ABM: O que é e como começar a executar. Boa leitura!

Participe da lista VIP da Intexfy: artigos, e-books, pesquisas, eventos e outros conteúdos exclusivos. Tudo feito pelos maiores nomes de Marketing, Vendas, Big Data e Gestão B2B do Brasil.

Clicando em Enviar, você concorda em receber comunicados, convites e ofertas especiais da Intexfy