Intexfy

BLOG DE CRESCIMENTO E INOVAÇÃO B2B

Como entender quem é meu cliente ideal?

Eduardo Mattos

Eduardo Mattos

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Como entender quem é meu cliente ideal

Conte para nós: você sabe quem é o cliente ideal da sua empresa? Já parou para pensar na importância de investir nessa estratégia para turbinar os negócios? Então, venha conosco e entenda tudo sobre o assunto agora mesmo!

Perfil do cliente ideal

Mapear o perfil do cliente ideal é extremamente importante para a sua empresa não ficar perdendo tempo com leads e pessoas que jamais se tornarão clientes, concorda? 

Afinal, caso contrário, você só perde tempo e dinheiro — o que é extremamente prejudicial para os negócios.

Importância de conhecer seu cliente ideal

Ao conhecer o seu cliente ideal, você identifica melhor as suas reais necessidades e pode investir em campanhas de marketing e vendas muito mais assertivas. 

ICP

Ele, o cliente ideal, conhecido como Ideal Customer Profile (ICP), é um dos principais responsáveis por orientar o planejamento estratégico da sua empresa.

Principais benefícios de ter um perfil de cliente ideal (ICP)

Veja quais são os principais benefícios de definir o ICP:

  • atrair os melhores clientes;
  • criar ótimos relacionamentos com o seu público;
  • aumentar o Retorno Sobre o Investimento (ROI);
  • aumentar a receita e o ticket médio;
  • encurtar o ciclo de vendas;
  • otimizar a carteira de clientes;
  • tornar o processo de qualificação de leads mais rápido;
  • reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

>> Você também pode gostar de ler: como reduzir o CAC? Veja 5 dicas!

Como definir o cliente ideal

Para definir o cliente ideal é preciso seguir alguns passos. Então, vamos conhecer algumas dicas importantes que podem ajudar nesse processo? Continue conosco!

Analise seus clientes atuais

O primeiro passo é fazer uma análise na sua própria base de clientes. Veja quais são os consumidores que trazem um retorno financeiro melhor para a sua empresa, analisando as receitas de um determinado período. 

Portanto, analise quem são os seus principais clientes e os separe por categorias, identificando quais são os seus comportamentos e características em comum.

Relacione suas características

Depois, é hora de identificar as principais características do seu público. Entenda os motivos pelos quais eles apostam na sua marca (e não na concorrência) e encontre padrões de compra — como gênero, faixa etária, poder aquisitivo e outras informações que possam segmentar melhor a sua base de clientes.

Descubra o tipo de problema que sua empresa resolve para ele

Para que qualquer empresa tenha sucesso, é fundamental solucionar os problemas dos seus clientes, você concorda? Por isso, descubra qual é o tipo de problema que a sua organização resolve. 

Assim, isso permite focar melhor as suas estratégias para atender melhor o seu consumidor e, é claro, resolver os seus problemas com mais facilidade.

Reúna todas as informações e defina o perfil

Após levantar todos esses dados, você consegue traçar um perfil do cliente ideal, pois entende quais são as características do público e consegue direcionar melhor todas as estratégias.

Analise os resultados e lapide seu perfil

Por fim, basta mensurar os resultados do seu perfil ideal e conferir se é necessário mudar alguma estratégia ao longo do caminho.

Definir o perfil do cliente ideal é essencial para o sucesso do seu negócio. Afinal, você faz um amplo estudo nas pessoas que realmente geram receita e são importantes para a sua empresa. Assim, isso permite direcionar melhor todas as campanhas de marketing e vendas.

Gostou de aprender mais sobre como entender quem é o seu cliente ideal? Se sim, leia também: ABM: o que é e como começar a executar? Boa leitura!

Participe da lista VIP da Intexfy: artigos, e-books, pesquisas, eventos e outros conteúdos exclusivos. Tudo feito pelos maiores nomes de Marketing, Vendas, Big Data e Gestão B2B do Brasil.

Clicando em Enviar, você concorda em receber comunicados, convites e ofertas especiais da Intexfy