O que esperar do uso de dados para vendas em 2022? - A Plataforma certa para Prospecção de Empresas
Big Data e Analytics

O que esperar do uso de dados para vendas em 2022?

O que esperar do uso de dados para vendas em 2022?

Conte para nós, a sua empresa já utiliza dados para vendas para turbinar os processos internos e gerar ótimas oportunidades de negócios? Ainda não?

Vejamos: a transformação digital foi acelerada pela pandemia. Isso significa que todas as empresas (de todos os nichos e portes) passaram a digitalizar os seus processos para continuarem ativos no mercado.

Então, certamente isso não poderia ser diferente na área da comunicação, vendas e marketing.

Portanto, o uso de dados para vendas é algo essencial para a sua marca se destacar e conquistar bons relacionamentos com o público — e, dessa forma, aumentar a lucratividade dos negócios.

Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é cultura de dados?

Antes de falarmos sobre o uso de dados para vendas em 2022, precisamos retomar o que é cultura de dados. Afinal, é essencial que a sua marca desenvolva essa mentalidade para alcançar os resultados.

Também conhecida como data driven, a cultura de dados exige uma série de adaptações por parte da empresa. Isso porque ela passa a desenvolver um planejamento estratégico muito mais assertivo.

Portanto, a cultura de dados surge para derrubar aquela percepção errada dos gestores sobre tomar decisões baseadas no “achismo”. 

Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Gartner®, em média, 9,2% do orçamento de marketing das empresas são destinados à análise de dados. Além disso, para 76% dos profissionais entrevistados, a cultura de dados já é uma realidade.

Ainda segundo a pesquisa, “Dados e análises se tornaram a base do marketing, impulsionando eficiência e eficácia por meio da melhor coleta de dados, modelagem, otimização e maior relevância para o consumidor”.

Então, não tenha dúvida: se a sua empresa ainda não tem uma cultura de dados, está na hora de começar a pensar seriamente no assunto. Afinal, ela não contribui apenas para o aumento das vendas, mas, sim, para o futuro saudável da organização.

Quais são os principais dados para vendas?

O uso de dados para vendas pode acontecer pela análise de uma série de indicadores. 

Os principais Key Performance Indicators (KPIs), ou indicadores-chave de desempenho relacionados às vendas são:

  • número de leads gerados e qualificados;
  • número de negócios fechados;
  • volume comercial;
  • mix de produtos;
  • ticket médio;
  • Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
  • taxa de conversão;
  • Lifetime Value (LTV);
  • ciclo de venda;
  • satisfação do cliente;
  • taxa de churn rate.

Como usar dados para promover vendas mais eficientes?

Se você quer promover vendas mais eficientes, saiba que o uso de dados pode contribuir (e muito!). Quer saber como? Aprenda agora!

Tenha uma boa base de dados

Obviamente, se você quer começar a utilizar os dados nos processos, é essencial ter uma boa base de dados. Concorda?

Assim, a base de dados é o pontapé inicial para começar a ter mais inteligência comercial na sua empresa. Afinal, ela coleta, armazena, organiza e estrutura os dados de forma acessível, segura e eficiente.

Utilize uma ferramenta que organize o processo

Não adianta apenas ter uma base de dados. Isso porque, de forma isolada, ela não pode fazer milagres, concorda? 

Por isso, contar com o apoio de uma ferramenta de inteligência estratégica é essencial para organizar todo o processo.

Então, conte com a ajuda da automação, investindo na tecnologia para estruturar melhor os dados da sua empresa. 

Caso contrário, ao utilizar processos manuais (como planilhas no Excel) você só terá retrabalhos, a equipe ficará desmotivada e você não conseguirá aproveitar o máximo que os dados podem fazer pela sua empresa.

Defina quais serão as principais métricas

Avaliando a realidade e os objetivos do seu negócio, é preciso escolher quais serão as principais métricas que você vai utilizar. 

Isso porque, para saber quais estratégias estão dando certo e as que precisam ser aperfeiçoadas, você precisa monitorar todo o processo, certo?

Então, determine quais serão as métricas utilizadas nos processos e mensure os resultados de forma constante.

Tenha uma equipe engajada no processo

Se você quer levar a sua empresa a um patamar mais estratégico, a equipe precisa entender a importância dos dados e se engajar em todos os processos.

Assim, a cultura de dados precisa fazer parte da realidade da sua empresa. Os colaboradores precisam ser treinados e entender que os dados são excelentes aliados.

3 tendências de dados para vendas em 2022

Gostou de aprender mais sobre o uso de dados para vendas em 2022? Conheça agora as principais tendências para começar a apostar já.

1. Personalização do atendimento por meio de dados

O consumidor moderno está cada dia mais exigente. Assim, para conquistar a sua atenção diante de tanta concorrência, ele precisa se sentir especial pela sua empresa.

Existem diversas estratégias que você pode apostar para converter leads em clientes com mais facilidade, conquistando promotores e defensores da sua marca. A personalização é uma delas.

A personalização se baseia em analisar os dados do cliente (preferências, necessidades, problemas, desejos etc) para entregar o que o ele está realmente precisando, de forma próxima, humanizada e eficaz.

2. Social commerce

O social commerce, ou comércio social, permite que a sua empresa realize vendas não somente pelo e-commerce, site e blog. 

Ele faz com que você venda muito mais utilizando as redes sociais. Isso faz com que mais canais de venda sejam explorados pela sua empresa.

Além das vendas, o social commerce tem uma influência muito grande nos relacionamentos. 

Afinal, ele aumenta a autoridade de marca e fideliza clientes, visto que eles compartilham, comentam, curtem e interagem muito mais com a empresa.

3. Business Intelligence (BI)

Utilizar o BI para vendas também é fundamental para garantir a produtividade dos times de marketing e vendas e impulsionar os resultados.

Com o business intelligence, você utiliza a tecnologia para extrair dados relevantes do seu público e do mercado. Assim, promove boas interpretações e elabora ações personalizadas para gerar mais resultados em vendas.

O uso de dados para vendas é uma ótima estratégia para aumentar a lucratividade dos negócios e criar um ótimo relacionamento com o público. Por isso, invista em promover mais inteligência comercial para a sua empresa, utilizando os dados em favor dos negócios.

Gostou de aprender mais sobre o uso de dados para vendas em 2022? Se sim, aprenda também: Passo a passo para iniciar sua estratégia ABM. Boa leitura!

katarina Poletti

katarina Poletti

Compartilhar

Seu resultado
muito além do lead

Impulsione seu negócio aumentando a produtividade do seu time de vendas

Planos

Inscreva-se na
nossa newsletter

Receba atualizações das melhores
estratégias do mercado B2B com a Intexfy

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.