Marketing

Outbound e inbound combinam? Descubra!

Outbound e inbound combinam? Descubra!

Se você está elaborando o planejamento estratégico para a sua empresa, certamente se deparou com a seguinte questão: é melhor apostar no outbound ou no inbound?

Afinal, são duas estratégias muito diferentes. Assim, cada uma delas tem as suas peculiaridades, benefícios e até mesmo desvantagens. 

E entender um pouco mais sobre cada uma delas é essencial para avaliar quais são as melhores técnicas para a sua empresa decolar.

Vamos conferir se o outbound e o inbound combinam? Venha conosco e descubra!

O que é outbound marketing?

O outbound marketing, também conhecido como marketing tradicional, de saída ou de interrupção, acontece quando a empresa vai até o cliente.

Dessa forma, ela “interrompe” o que ele está fazendo para apresentar a sua solução. Assim, pode ser considerada uma estratégia de prospecção ativa.

Alguns exemplos de outbound marketing são:

  • comerciais de TV;
  • telemarketing;
  • anúncios em jornais e revistas;
  • links patrocinados.

O que é inbound marketing?

O inbound marketing, também conhecido como marketing de entrada ou atração, é aquele que atrai os clientes para irem até a sua empresa.

A proposta é apresentar uma série de materiais e conteúdos que façam com que o cliente encontre a sua empresa de forma natural.

Assim, consequentemente, ele entende que a sua marca é a melhor alternativa para solucionar o seu problema.

Alguns exemplos de inbound marketing são:

  • e-books;
  • podcasts;
  • blogposts;
  • social posts;
  • vídeos;
  • infográficos;
  • dentre outros.

Como saber se outbound e inbound combinam?

Como você viu, o outbound e o inbound são duas estratégias bem diferentes, certo? No entanto, apesar das suas diferenças, elas podem (e devem) trabalhar juntas.

Afinal, quando você integra o inbound e o outbound consegue alcançar os melhores resultados. 

Para isso, basta ter um bom planejamento, compreender as especificidades de cada estratégia e explorar o melhor dos benefícios que cada uma pode trazer para a sua marca.

Quais são os principais benefícios de uma estratégia outbound e inbound integrada?

Trabalhar com o outbound e o inbound de forma integrada só traz benefícios para a sua empresa. Conheça quais são os principais.

Proporcionar novos negócios

Ao apostar no inbound e no outbound de forma integrada, você proporciona novos negócios com mais facilidade.

Afinal, a metodologia inbound é de longo prazo, então, você não conseguirá fechar contratos logo no primeiro mês, por exemplo. Então, saiba que ela pode demorar.

Por isso, o outbound surge para complementá-la, pois você pode utilizá-la para prospectar clientes e, até mesmo, direcionar melhor os conteúdos e os materiais das campanhas de inbound.

Engajar os colaboradores 

Ao apostar em estratégias do inbound e outbound você engaja melhor os times de marketing e vendas.

Dessa forma, ambos trabalham em sintonia — o que é ótimo para ver os indicadores comerciais subindo e, é claro, o aumento da satisfação interna.

Isso acontece porque eles param de “competir” para ver quem gera mais resultados e passam a trabalhar “na mesma página”, em conjunto e orientados pelos mesmos objetivos.

>> Você também pode gostar de ler: Alinhamento entre marketing e vendas: principais dicas.

Reduzir o ciclo de vendas

Que tal encurtar o tempo que você leva para conquistar um cliente? Ao investir no outbound e inbound de forma simultânea, você reduz o ciclo de vendas.

Por exemplo, você pode utilizar estratégias do inbound para nutrir um contato conquistado no outbound — dentre outras inúmeras estratégias que você pode apostar.

Dessa forma, ambas estratégias do funil Y trabalham de forma focada, otimizando o fluxo de trabalho e tornando possível o fechamento de contratos em menos tempo.

Aumentar o ticket médio

A rentabilidade de uma empresa que trabalha com ambas as estratégias é muito maior do que uma que investe apenas em uma técnica para conquistar e fidelizar clientes.

Afinal, as estratégias de inbound e outbound abrem um universo de possibilidades para a sua empresa explorar.

Portanto, ambas as técnicas, quando trabalham juntas, aumentam o ticket médio e fidelizam clientes com mais facilidade.

Apostar no outbound e no inbound de forma simultânea e complementar é sempre uma ótima estratégia para a sua empresa alcançar os melhores resultados. Portanto, não tenha dúvida: ambas estratégias combinam e precisam trabalhar em conjunto.

Gostou de aprender se o outbound e o inbound combinam? Se sim, leia também: Leads desqualificados? Saiba como mudar isso. Boa leitura!

Patrick Pereira

Patrick Pereira

Compartilhar

Seu resultado
muito além do lead

Impulsione seu negócio aumentando a produtividade do seu time de vendas

Solicitar demonstração

Inscreva-se na
nossa newsletter

Receba atualizações das melhores
estratégias do mercado B2B com a Intexfy

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.