Prospecção e Vendas

Prospecção ativa: o que é e quais são os principais benefícios?

Prospecção ativa: o que é e quais são os principais benefícios?

Receber o tão esperado “sim” do cliente é o sonho de todas as empresas. Para isso, existem diversas estratégias que você pode apostar e a prospecção ativa é uma delas.

A prospecção ativa é uma técnica que, como o nome sugere, conquista clientes de forma ativa. 

Ou seja, ao invés de esperar o cliente chegar até a sua empresa por algum meio (rede social, blog, site, WhatsApp, telefone), a empresa vai ao seu encontro.

Quer saber mais sobre essa técnica para implementar na sua empresa? Continue conosco. Boa leitura.

O que é prospecção ativa?

A prospecção ativa é uma técnica para identificar, atrair e captar potenciais clientes. Então, você deve entender qual é o perfil do cliente ideal, fisgá-lo e apresentar a sua proposta.

Inclusive, a prospecção é uma das técnicas de venda mais utilizadas e conhecidas na atualidade. Confira alguns exemplos:

  • e-mails de prospecção;
  • contato via redes sociais;
  • cold calls;
  • cold mailing;
  • referral marketing
  • participação em eventos;
  • entre outros.

>> Você também pode gostar de ler: 5 dicas para prospectar mais e melhor

Quais são os principais benefícios da prospecção ativa?

A prospecção ativa é uma ótima técnica para a sua empresa implementar. Afinal, ela só traz benefícios para o seu negócio. Veja quais são eles agora mesmo.

Conquistar uma maior previsibilidade de vendas

A prospecção ativa ajuda a conquistar um bom número de oportunidades. Isso porque, a equipe que vai atrás do lead, então, ela tem mais domínio para encontrar o cliente ideal. 

Consequentemente, os resultados são muito bons, visto que você garante mais eficiência nas prospecções.

Então, a empresa conquista uma maior previsibilidade de vendas, pois quanto mais o time prospectar, mais clientes podem percorrer pelo funil de vendas. 

Ah! Também é mais fácil mensurar os resultados e compará-los com as metas de venda.

Reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Gastar muito tempo, recursos e dinheiro convencendo um cliente de que ele precisa da solução da sua empresa é sempre complicado. 

Afinal, tudo isso representa gastos e quanto maior for o custo para a aquisição de novos clientes, pior para a lucratividade dos negócios.

Então, a prospecção ativa é uma maneira inteligente para ter mais controle sobre o funil de vendas e reduzir o CAC. Afinal, você direciona os esforços nos potenciais clientes, reduzindo o fluxo de leads frios.

Aumentar o Retorno Sobre o Investimento (ROI)

Outro indicador que a sua empresa deve ficar sempre de olho é o ROI. Afinal, quando o time de vendas está bem preparado e treinado para entrar em contato com o cliente, as chances de fechar as vendas são muito maiores.

Então, há um aumento na eficácia da qualificação e, consequentemente, um retorno sobre o investimento mais robusto, pois você tem a oportunidade de conquistar ótimos resultados.

Sair na frente da concorrência

A concorrência está sempre de olho no seu cliente. Então, quanto melhores forem as suas estratégias para abordá-lo, melhor. 

Assim, a prospecção ativa permite um contato próximo, personalizado e humanizado com o cliente, fazendo com que ele se sinta especial.

Então, ele sente mais confiança na sua empresa — que dedicou um tempo para falar com ele e entender as suas reais necessidades. 

Como consequência, você sai na frente da concorrência.

Interessante, não é mesmo?

A prospecção ativa é uma ótima estratégia para implementar na sua empresa. Afinal, ela garante mais previsibilidade de vendas, reduz o CAC, aumenta o ROI e faz com que a sua empresa saia na frente da concorrência.

Gostou de aprender mais sobre a prospecção ativa? Se sim, aproveite e leia também: 5 dicas para aumentar a produtividade em vendas do seu time.

Patrick Pereira

Patrick Pereira

Compartilhar

Seu resultado
muito além do lead

Impulsione seu negócio aumentando a produtividade do seu time de vendas

Inscreva-se na
nossa newsletter

Receba atualizações das melhores
estratégias do mercado B2B com a Intexfy

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.