Como garantir maior eficiência em suas prospecções? - A Plataforma certa para Prospecção de Empresas
Prospecção e Vendas

Como garantir maior eficiência em suas prospecções?

Como garantir maior eficiência em suas prospecções?

Conte para nós: está difícil gerar boas prospecções? Mais do que isso, o time de vendas está conseguindo fechar contratos com facilidade? O pipeline de vendas está cada vez mais completo, porém a equipe ainda sente dificuldade de bater as metas?

Se você respondeu sim para alguma das perguntas acima, este conteúdo é para você. Afinal, sabemos que a maioria das empresas sente muita dificuldade na hora de garantir eficiência nas prospecções.

Portanto, se esse é o seu caso, continue a leitura, pois podemos ajudar! Vamos lá?

Quais são os principais desafios das prospecções?

O primeiro ponto para refletirmos juntos é com relação aos desafios que os times de vendas têm na hora da prospecção. 

Bem, existem diversos motivos que podem justificar a ausência de boas prospecções. Algumas delas são:

  • não há leads e prospects qualificados (acredite: esse é um dos principais desafios e problemas);
  • o time não tem a especialização, orientação e treinamento adequados;
  • o script de vendas precisa ser aperfeiçoado;
  • a empresa não definiu corretamente o perfil do cliente ideal;
  • não há um planejamento bem estruturado de vendas;
  • os times de marketing e vendas estão desalinhados;
  • e muito (mas MUITO) mais.

Por que investir em prospecções ativas?

A prospecção ativa é uma das técnicas mais inteligentes para conquistar novos prospects qualificados. 

Inclusive, ela é uma das ideias mais interessantes para entrar em contato com prospecsts realmente qualificados e que estão prontos para adquirir as soluções da sua empresa.

Pense como seria fácil o vendedor chegar na empresa, encontrar um telefone na sua mesa, ligar e receber um SIM logo no primeiro contato. Seria o cenário perfeito, concorda?

Então, saiba que é exatamente isto que a prospecção ativa promete: encontrar o cliente ideal para realizar a venda.

5 dicas para obter maior eficiência nas suas prospecções

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre os desafios e como a prospecção ativa pode ajudar a turbinar o comercial da sua empresa, vamos conhecer algumas dicas para obter maior eficiência nesse processo? Continue a leitura!

1. Defina o perfil do cliente ideal

O primeiro passo para ter uma prospecção incrível é mapear quem o público do seu negócio. Por isso, você deve definir quem é o perfil do cliente ideal, também conhecido como Ideal Customer Profile (ICP).

Afinal, somente quando você conhece o seu ICP, entende quem é o verdadeiro alvo da sua empresa. 

Em outras palavras, os times de marketing e vendas vão atrás daqueles consumidores com grande potencial para se tornar clientes e defensores do seu negócio.

>> Você também pode gostar de ler: Como entender quem é meu cliente ideal?

2. Estude bem seus contatos

Após determinar o cliente ideal para a sua empresa, é preciso fazer um estudo sobre eles.

Afinal, você precisa compreender quais são as suas necessidades, gostos, preferências, poder aquisitivo (dentre outras inúmeras informações essenciais) para segmentar melhor as suas campanhas.

Além disso, quando você conhece bem o cliente, encontra insights poderosos que ajudam os indicadores comerciais a subirem.

Sem contar que, quando você estuda os clientes, coleta dados preciosos que ajudam a nortear toda a comunicação e o relacionamento com o público.

Assim, ao estudar o contato, você sabe o que e quando falar, define o tipo de linguagem, qual é a melhor abordagem e muito mais.

3. Tenha um surpreendente script

Ter um surpreendente script é um dos maiores segredos para receber o tão sonhado SIM.

Afinal, o script de vendas potencializa as conversões, pois apresenta uma proposta de valor realmente irrecusável.

Então, ao elaborar o roteiro de vendas é importante ter espaço para apresentar soluções realmente personalizadas para cada prospect. Além disso, ao aprender o que dizer, você conduz o prospect até o fechamento. 

Para isso, existem inúmeras técnicas que você pode testar e conferir o que é mais adequado para o seu negócio e, é claro, o perfil do cliente ideal.

Por exemplo, você pode tentar a AIDA (atenção, interesse, desejo e ação), spin selling (situação, problema, implicação e necessidade) e muito mais.

4. Não perca tempo com prospects não qualificados

Temos certeza de que se você colocar na ponta do lápis todo o tempo e esforço que o seu time de vendas usa investindo em pessoas que não estão nem aí para a sua solução, você vai se surpreender.

Então, é importante entender: o dia a dia das pessoas está cada vez mais corrido. Isso significa que você não pode perder tempo investindo tempo e esforço em pessoas que não se tornarão clientes.

Não perca tempo com prospects e leads desqualificados

Se a sua empresa ainda não investe em ferramentas de qualificação, está na hora de repensar as estratégias.

Afinal, as consequências de prospects não qualificados são inúmeras. Veja!

  1. O time fica desmotivado porque vê que os seus esforços não estão trazendo resultados — e pensa que isso é sua culpa, aumentando o absenteísmo e turnover;
  2. As vendas despencam;
  3. A concorrência cresce porque está conseguindo captar os clientes que, muitas vezes, a sua empresa nem sabe que poderia ter.

5. Use ferramentas que auxiliem seu dia a dia

Finalmente, chegamos na solução para aumentar a eficiência nas suas prospecções: o auxílio da tecnologia.

Atualmente, contar com uma plataforma de business intelligence é fundamental para você parar de perder tempo (e dinheiro) com estratégias que não dão resultados.

Outra coisa que precisamos te contar é que os vendedores não devem prospectar. Afinal, eles precisam usar a sua expertise, experiência e inteligência para focar na conversão.

Pode soar estranho, mas o vendedor da sua empresa foi contratado para vender. Então, se você quer conquistar resultados mais rápidos e eficazes, ele não pode perder tempo prospectando.

Para isso, o uso de ferramentas inteligentes de dados é sempre a melhor alternativa. Afinal, quando você investe em uma plataforma de inteligência comercial, sobra mais tempo para o vendedor focar os seus esforços no fechamento dos contratos.

Sabia que existe uma plataforma exclusiva que pode ajudar (e muito) nessa trajetória?

Veja como a Intexfy pode te ajudar a ter maior eficiência nas prospecções

Que tal uma ajuda na hora da prospecção? Nós, da Intexfy, somos especialistas na inteligência comercial. Assim, a nossa plataforma acelera a geração de demanda para a sua empresa decolar.Que tal conhecer todas as funcionalidades da plataforma agora mesmo?

Rogerio Gomes

Rogerio Gomes

Compartilhar

Seu resultado
muito além do lead

Impulsione seu negócio aumentando a produtividade do seu time de vendas

Planos

Inscreva-se na
nossa newsletter

Receba atualizações das melhores
estratégias do mercado B2B com a Intexfy

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.